De olho no avanço da dengue, Garça recorre a câmeras para fiscalizar descarte irregular de lixo | Bauru e Marília


A Prefeitura de Garça (SP) informou que vai utilizar o sistema de videomonitoramento da cidade para fiscalizar possíveis casos de descarte irregular de lixo e entulho.

A medida foi tomada como uma das ações de enfrentamento ao avanço da dengue, que já registra mais de 1 mil casos confirmados, além de outros 4 mil suspeitos, situação que já pressiona o sistema de saúde. Uma pessoa já morreu por causa da doença.

Prefeitura usa câmera de vigilância para fiscalizar descarte irregular de lixo em Garça

Prefeitura usa câmera de vigilância para fiscalizar descarte irregular de lixo em Garça

O descarte irregular de lixo e entulho é considerado um problema crônico em Garça. Segundo a prefeitura, são 12 pontos em que a população deixa o lixo acumulado.

Em um desses locais, uma das câmeras flagrou dois homens deixando um sofá ao lado de uma estrada terra. O vídeo é do ano passado, mas revela o tamanho do problema. As câmeras que são usadas para segurança da cidade, agora serão aliadas para inibir ações deste tipo.

“A central de monitoramento, assim que flagrar uma imagem de descarte irregular, vai enviar a imagem imediatamente para o setor de Fiscalização de Posturas, que tomará as providências, como identificação do autor e elaboração de uma atuação”, explica Leandro Carvalho, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
Leandro Carvalho, secretário de Inovação e Tecnologia: ideia é identificar e multar quem jogar lixo — Foto: TV TEM/Reprodução

Leandro Carvalho, secretário de Inovação e Tecnologia: ideia é identificar e multar quem jogar lixo — Foto: TV TEM/Reprodução

Muitos desses locais são áreas como estradas de terra que levam a pontos distantes do município e que têm pouco movimento de veículos. Ou seja, são locais em que é difícil fazer flagrantes.

Com isso, os materiais ficam jogados, sem qualquer cuidado, o que se transforma em um ambiente perfeito para a proliferação do mosquito da dengue e que também serve de esconderijo para escorpiões, por exemplo.

Segundo a prefeitura, Garça possui 12 pontos onde moradores costumam jogar lixo e entulho  — Foto: TV TEM/Reprodução

Segundo a prefeitura, Garça possui 12 pontos onde moradores costumam jogar lixo e entulho — Foto: TV TEM/Reprodução

Segundo a prefeitura, mais câmeras devem ser instaladas em pontos da cidade ainda não cobertos pelo sistema atual.

Enquanto isso, a limpeza foi intensificada. Uma equipe recolhe esse tipo de material de segunda a sexta-feira. Segundo a prefeitura, por dia são retiradas das ruas cerca de cinco toneladas de lixo.

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.



Fonte: G1


03/05/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2023 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...