Foram prorrogadas as inscrições para o curso gratuito de programação e robótica oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). No Oeste Paulista, há oportunidades nas unidades de Presidente Prudente (SP), Regente Feijó (SP), Álvares Machado (SP) e Santo Anastácio (SP), para alunos de qualquer escola.
Segundo a instituição, há vagas para turmas kids, para alunos entre 8 e 11 anos, e teens, para alunos de 12 a 15 anos. São 600 vagas, sendo 120 por escola e 30 por turma.
A partir de atividades dinâmicas e práticas, são ensinados conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica, atendendo às expectativas de aprendizagem. Durante as aulas, os alunos terão acesso a material didático desenvolvido pela Fundação Micro:bit e adaptado pelo Sesi; ao software Microsoft MakeCode, voltado para Programação e Criação de projetos; além de Placa processadora Micro:bit com sensores, botões de acionamento e matriz de leds integrados.
O curso é totalmente gratuito e os selecionados deverão apresentar uma autodeclaração, escrita de próprio punho, para comprovação de baixa renda, quando solicitada pelo Sesi. Os interessados em fazer o curso, mas que não se encaixam nos critérios de baixa renda, também poderão se candidatar. Neste caso, o investimento a ser realizado é de R$ 300. Alunos do Sesi interessados em aprofundar conhecimentos além da prática curricular também podem se inscrever.
O cadastro na plataforma Meu Sesi deve ser realizado em nome do aluno que irá realizar o curso, e não dos pais ou responsáveis.
As vagas são limitadas e, assim que forem todas preenchidas, o sistema informará de maneira automática que não haverá mais oportunidades disponíveis.
As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet e os links estão disponíveis no site.
O interessado deverá realizar previamente o cadastro na plataforma Meu Sesi, em nome do aluno. Na sequência, acesse o site e, ao escolher a turma, de acordo com o horário e dia da aula, basta clicar no link da turma e seguir com o fluxo do sistema. Para ter a gratuidade, é necessário se declarar como baixa renda.
Escola Sesi Antonio Scalon, na Vila Real, em Presidente Prudente
Escola Sesi Darcy Zacharias, no Parque Furquim, em Presidente Prudente
Escola Sesi de Regente Feijó
Escola Sesi de Álvares Machado