A concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na região de Tupã (SP) realiza nesta semana uma operação de combate a furtos e fraudes de eletricidade nas cidades da região. As inspeções são periódicas, mas foram intensificadas após o aumento no número de casos.
A assessoria da concessionária informou que em um dos locais vistoriados em Tupã, na manhã desta quarta-feira (16), foi identificado um desvio que causou prejuízo de mais de R$ 40 mil.
Ainda segundo a assessoria da concessionária, nos 27 municípios atendidos nas regiões de Assis e Tupã foi recuperada uma quantidade de energia desviada durante todo o ano de 2021 que abasteceria durante um mês 2.189 famílias com consumo médio de 200 kWh.
Concessionária realiza operação para coibir furtos de energia em Tupã
O foco da concessionária são as ligações conhecidas como “gato de energia”, fraude que consiste na prática de desviar ou puxar energia da rede elétrica, e ainda fraudes ou intervenções ilegais, ou seja, quando o cliente manipula os equipamentos de medição, tentando reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo da residência.
Além do perigo de choque elétrico e acidentes graves, essa prática pode deixar locais sem o fornecimento de energia. A prática do “gato” ou manuseio ilegal dos equipamentos da rede é crime previsto no Código Penal Brasileiro.
Foco da concessionária em Tupã são as ligações conhecidas como “gato de energia” — Foto: TV TEM /Reprodução
Ao identificar as irregularidades, a concessionária registrou um boletim de ocorrência e, conforme prevê resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é possível cobrar os valores retroativos referentes ao período em que a pessoa usou a energia e não pagou.
O fornecimento de energia foi interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada, já que caracteriza risco iminente de danos a pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.