Resíduos orgânicos têm sido uma boa saída para diminuir o volume de lixo que vai para os aterros. Esse trabalho exige força, dedicação e conhecimento. Compostagem ajuda a aproveitar resíduos orgânicos
TV TEM/Reprodução
Resíduos orgânicos têm sido uma boa saída para diminuir o volume de lixo que vai para os aterros. Por isso, algumas empresas vêm investindo cada vez mais na compostagem.
Esse trabalho exige força, dedicação e conhecimento. Há dois anos, a rotina de Thiago Ramirez, que é formado em geografia, mudou. Ele deixou a carreira de lado para apostar na compostagem de lixo orgânico.
A “magica” acontece nos locais chamados de leiras, onde o lixo se decompõe e vira adubo. Nem tudo que é chamado de resíduo tem serventia.
Com a leira montada, o resíduo já chega separado e passa por todo um processo natural. A serragem vai sobre o lixo, depois é coberto com a palha, que serve para manter a umidade e temperatura. O ideal é que fique na casa dos 70 graus. Com isso, é necessário mexer o resíduo com frequência para oxigenar e depois os fungos e bactérias fazem o resto.
Veja a reportagem exibida no programa em 18/12/2022:
Compostagem ajuda a aproveitar resíduos orgânicos
Depois de três meses, o processo de compostagem chega ao fim. Na leira fica todo o lixo que chega ao resultado final: o adubo. Ele ainda precisa ser peneirado para separar os resíduos que não foram decompostos, mas é possível encontrar um material rico em nitrogênio, fósforo e potássio.
O adubo é colocado em bombonas e vendido para produtores rurais e para quem gosta de plantar. Roberto Lyra, professor de agronomia da Unesp, explica que o adubo orgânico tem menor concentração de nutrientes do que o inorgânico, que também é chamado de mineral.
“Esse adubo não é só um fornecedor de nutrientes, ele tem um efeito na física do solo, dando mais porosidade, retendo água, alimentando a população microbiana. Além de atuar no processo químico, físico e biológico”, conta o professor.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais