Com quase 200 anos e várias reformas, Santuário de Tatuí preserva detalhes arquitetônicos do século XIX | Mercado Imobiliário do Interior


Com quase 200 anos de história e uma série de reformas, a imponente instalação do Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí (SP) ainda preserva detalhes arquitetônicos do século XIX e carrega um importante peso cultural no interior de São Paulo.

Segundo o padre Élcio Roberto de Góes, com base em documentos históricos, é possível dizer que Tatuí nasceu em torno do santuário dedicado à Imaculada Conceição, já que na época os camponeses queriam que o símbolo material da presença de Deus estivesse mais perto deles.

Diante da demanda, a primeira paróquia de Tatuí foi efetivamente construída em 1818 e o primeiro pároco foi indicado em janeiro de 1822. Já em 1829, um novo pároco obteve a permissão para construir uma nova capela, ainda pequena e simples, mas que permaneceu acolhendo os fiéis por 55 anos.

Bicentenário, Santuário de Tatuí chama atenção pelo seu valor arquitetônico — Foto: Padre Élcio Roberto de Góes/ Arquivo Pessoal

Bicentenário, Santuário de Tatuí chama atenção pelo seu valor arquitetônico — Foto: Padre Élcio Roberto de Góes/ Arquivo Pessoal

Conforme o padre, foi em 1884 que o antigo bispo da província concedeu à paróquia a possibilidade de erguer uma grande igreja que servisse de matriz em Tatuí. As obras foram iniciadas em 1885 e estavam quase concluídas em 1899.

Durante os dois séculos de existência, o templo passou por diversas reformas e milhares de pessoas visitam o local para apreciar sua arquitetura.

De acordo com o padre, para as obras que começaram em 1885, foram utilizados mais de 550 mil tijolos, 355 carrinhos de pedras e 8 mil sacos de sal. Ele disse que o templo religioso foi a primeira obra de Tatuí a utilizar tantos tijolos cerâmicos, muitos deles adquiridos por meio de doações.

Já entre as reformas feitas ao longo dos anos, destaca-se a instalação de um grande relógio colocado na torre do sino em 1927 e a conclusão das pinturas interiores da igreja em 1931.

Santuário Nossa Senhora da Conceição em Tatuí — Foto: Padre Élcio Roberto de Góes/ Arquivo Pessoal

Santuário Nossa Senhora da Conceição em Tatuí — Foto: Padre Élcio Roberto de Góes/ Arquivo Pessoal

Ao g1, o Padre Élcio explicou que a decoração foi feita pelo pintor piracicabano Mário Tomazzi, e impressiona pela beleza e estado de conservação.

Por conta da riqueza arquitetônica, no dia 8 de dezembro de 2006, o templo foi eleito Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí. Em 2007, foi assinado o decreto de tombamento da igreja, que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município.

A igreja foi elevada à Santuário Diocesano em 2009 e, em 2014, passou novamente por grandes reformas para melhorar a iluminação e acústica e fortalecer a parte estrutural da igreja.

Fiel entrega ao Papa mais de 10 kg de documentos que pedem elevação de Santuário em Tatuí

Fiel entrega ao Papa mais de 10 kg de documentos que pedem elevação de Santuário em Tatuí

Neste ano, um emissário da Diocese de Itapetininga (SP) entregou ao Papa Francisco mais de 10 kg de documentos pedindo a elevação do santuário à Basílica Menor. O pedido foi feito pessoalmente no dia 23 de agosto, e uma pasta personalizada também foi entregue diretamente ao Papa (veja acima).

De acordo com o Padre Élcio, em janeiro de 2022, os fiéis vão dar início às comemorações dos 200 anos de existência da igreja. O Santuário está localizado na Praça da Matriz, no centro de Tatuí.

*Colaborou sob supervisão de Júlia Nunes.

Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região



Fonte: G1


14/12/2021 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...