A Prefeitura de Presidente Prudente (SP) determinou que a partir desta quinta-feira (23) a 23 de janeiro de 2022, a rede municipal de ensino permanecerá fechada para atendimento ao público. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira (22).
Conforme o documento, ficam sem funcionar no período estabelecido pelo Poder Executivo, as unidades escolares municipais, incluindo as creches filantrópicas e as de gestão compartilhada, bem como os prédios dos Núcleos de Educação Integral, o Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforpe) e o Centro de Avaliação e Acompanhamento.
Ainda de acordo com a determinação, excepcionalmente do dia 3 ao dia 19 de janeiro de 2022, as creches de gestão compartilhada voltam a funcionar e oferecer cuidados e atividades às crianças de 0 a 3 anos matriculadas em período integral, de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.
O decreto ainda estabelece que as unidades supracitadas poderão receber os servidores com férias proporcionais.
Os termos do documento não se aplicam à sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação e aos prédios de alimentação escolar e almoxarifado.
Para a determinação, a Prefeitura levou em consideração a economicidade necessária mediante o contexto econômico atual. E ainda, que os servidores da Secretaria Municipal de Educação estarão em férias no mês de janeiro, além do parecer CNE/CEB (nº8/2011), que trata da admissibilidade de períodos destinados a férias e a recesso em instituições de educação infantil.