Com 'cenário incerto', Cesp inicia redução da vazão mínima da usina hidrelétrica de Porto Primavera, no Rio Paraná | Presidente Prudente e Região


A partir desta terça-feira (17), a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), seguindo determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia, irá reduzir a vazão mínima defluente na usina hidrelétrica de Porto Primavera, localizada no Rio Paraná, em Rosana (SP), na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A medida tem fundamento no cenário incerto de afluências e de carga para os próximos meses, e visa a contribuir para a preservação dos estoques de água acumulados na bacia hidrográfica.

De acordo com a determinação do ONS, o patamar mínimo defluente deverá ser reduzido em até 300 m³/s, passando dos atuais 3.900 m³/s para até 3.600 m³/s, valor que deverá ser mantido pelos próximos meses.

A decisão faz parte dos esforços para a recuperação do armazenamento equivalente do Sistema Interligado Nacional (SIN) e a reversão do rebaixamento dos níveis de água dos reservatórios ao longo do período seco de 2022, garantindo também a segurança da operação eletroenergética.

Para o processo de redução de vazão, a Cesp implementará o plano de trabalho aprovado e acompanhado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que contempla as diretrizes para o processo de monitoramento ambiental ao longo do Rio Paraná, nos trechos compreendidos entre a jusante da usina de Porto Primavera e a foz do Rio Ivinhema.

A companhia reforça que é pautada por rígidas diretrizes socioambientais e está sempre atenta à sua atuação junto às comunidades dentro de papel social da empresa, além de cumprir rigorosamente todas as legislações vigentes.

Para esclarecimentos e dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail (inform@cesp.com.br) ou pelo WhatsApp – (11) 93032-6699 –, canal Diálogo Aberto de atendimento à comunidade do entorno da hidrelétrica de Porto Primavera.



Fonte: G1


17/05/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2023 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...