Algumas cidades do centro-oeste paulista devem vivenciar um “inverno antecipado” a partir desta terça-feira (17). As baixas temperaturas permanecem até o fim da semana por conta de uma forte massa polar que atinge a região. Há, inclusive, possibilidade de recordes de temperaturas baixas.
Os moradores do centro-oeste paulista sentem as baixas temperaturas desde o fim de semana, com o frio atípico e as rajadas de chuva. Em Bauru (SP), nesta terça-feira a máxima deve ser de 20°C e a mínima de 9°C. Já na madrugada, a temperatura pode variar de 4°C a 6°C.
Veja a previsão das máximas e mínimas para as principais cidades do centro-oeste paulista nesta terça-feira, segundo o Inmet:
Veja a previsão das máximas e mínimas para as principais cidades do centro-oeste paulista nesta quarta-feira, segundo o Inmet:
A meteorologista Zildene Pedrosa, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, explicou à reportagem da TV TEM que a passagem da massa polar por São Paulo, responsável pelas chuvas em algumas regiões, traz as temperaturas baixas.
“Além da queda de temperatura, também pode favorecer a ocorrência de geadas, principalmente em regiões de baixada e regiões serranas, que são mais propícias para a ocorrência do fenômeno”, explica a meteorologista.
SP terá semana de frio intenso e temperaturas podem cair para menos de 10°C — Foto: Reprodução/TV TEM
Gradativamente, ao longo da semana, principalmente após quarta-feira, as temperaturas devem se elevar. Porém, a sensação de frio deve permanecer até o começo da próxima semana.
Segundo a IPMet, a previsão do tempo para esta segunda-feira (16) mantém a máxima em 25°C e a mínima em 12°C para a maior parte das cidades do centro-oeste paulista:
Frio intenso no estado de SP na próxima semana de maio — Foto: TV Globo
Com a chegada do inverno no dia 21 de junho, instituições do centro-oeste paulista já iniciaram a arrecadação de agasalhos para serem doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A campanha “Aqueça com Amor” é realizada pela Casa da Sopa de Bauru, que atende cerca de 850 famílias. Neste ano, são diversos pontos de coleta de agasalhos espalhados pela cidade. Confira:
Todas as lojas do Confiança Supermercados:
Bauru realiza campanha do agasalho — Foto: Reprodução/TV TEM
A Defensoria Pública de Bauru recomendou a ampliação de vagas para acolhimento de moradores em situação de rua por conta das baixas temperaturas que atingem a região. Além dessa recomendação, a defensoria oficializou uma lista com orientações aos órgãos públicos.
Se não for possível o aumento das vagas, o defensor sugeriu no texto que a prefeitura faça parceria com as secretarias ou associações, como igrejas e escolas públicas, para ampliar o espaço aos moradores emergencialmente.