A central de vagas da rede municipal de Educação Infantil passa a funcionar no Poupatempo a partir desta terça-feira (19) em Bauru (SP). Nos últimos dias, as matrículas vinham sendo realizadas na sede da Secretaria de Educação de forma temporária.
Com isso, pais e responsáveis interessados em fazer a matrículas das crianças na rede municipal devem se dirigir exclusivamente ao Poupatempo depois de fazer o agendamento para receber o atendimento.
Todas as solicitações de matrícula serão inseridas no sistema, com os pedidos de vaga colocados em lista única, e a criança é direcionada para a escola mais próxima onde existir vaga disponível.
Nos próximos dias, as escolas municipais também começarão a receber pedidos de matrículas, mas os detalhes desse esquema ainda serão divulgados pela prefeitura.
Atualmente, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, existem 911 crianças na fila de espera aguardando vaga para o Ensino Infantil em Bauru.
O agendamento deve ser feito no site do Poupatempo, no aplicativo do órgão ou nos totens que ficam na própria unidade. O Poupatempo de Bauru (entrada pela quadra 4 da Rua Inconfidência) funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
A rede estadual de ensino também usa os postos do Poupatempo para receber inscrições ao Programa de Matrícula Antecipada, mediante agendamento.
O processo de inscrição aos interessados em ingressar na rede pública estadual de ensino, no ano letivo de 2023, pode ser feito ainda diretamente nas escolas estaduais e diretorias de ensino. O prazo para inscrição vai até o dia 5 de agosto.
Poupatempo de Bauru, com entrada pela Rua Inconfidência, funciona de segunda-feira a sábado — Foto: Prefeitura de Bauru/ Divulgação
Para realizar o serviço nas unidades do Poupatempo, é preciso agendar data e horário pelo portal do Poupatempo ou em totens de autoatendimento.
No dia e horário marcados, basta comparecer ao posto escolhido com RG ou Certidão de Nascimento e o comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado.
Na unidade, o cidadão receberá um protocolo, com o qual poderá consultar em qual unidade escolar o estudante terá sua matrícula disponibilizada.
A efetivação da matrícula se dará somente após análise da documentação na escola indicada pela Secretaria da Educação. O responsável poderá consultar o resultado da matrícula a partir do dia 7 de novembro de 2022, no site da secretaria.
Nas plataformas eletrônicas do Poupatempo também estão disponíveis outros serviços da Secretaria Estadual de Educação, como consulta de registro do aluno, boletim escolar, declaração de matrícula, consulta de RA e consulta de histórico.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.