
A chegada do outono e o retorno às aulas presenciais podem ser as causas do aumento de mais de 130% nos atendimentos pediátricos registrado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no primeiro trimestre deste ano em Bauru (SP).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas nos três primeiros meses de 2022, foram 27.411 atendimentos de crianças nas UPAs da Bela Vista e do Geisel, contra 11.632 casos no ano passado, um aumento de 135,65%.
O levantamento reúne dados apenas dessas duas unidades, que realizam atendimentos de emergência e também os pediátricos. No caso dos atendimentos a crianças, a maioria desses 27,4 mil casos do primeiro trimestre foi registrada na UPA da Bela Vista, com 15.311 atendimentos.
Saúde de Bauru registra aumento de 135,65% no atendimento de crianças com síndrome gripal
Com esse aumento, a consequência foi o registro de unidades superlotadas e com muita demora nas consultas. Vários moradores entraram em contato com a reportagem da TV TEM para reclamar da espera nos atendimentos (assista acima).
A Secretaria de Saúde também registrou um aumento de 13,53% no atendimento de casos respiratórios em crianças nos dez primeiros dias de abril, na comparação com os últimos dez dias de março, por conta da mudança de estação.
Neste sábado (16), os pais podem levar as crianças com casos leves a moderados de síndromes respiratórias a uma das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão em funcionamento.
A orientação é uma alternativa para casos que não são de urgência, evitando uma demora excessiva nas UPAs.
As UBSs que estão funcionando neste sábado são as do Centro, Vila Falcão, Bela Vista, Geisel e Chapadão/Mendonça. Elas abriram para atendimento de livre demanda, das 7h às 19h.
No domingo (17), as cinco unidades permanecerão fechadas.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.