O desgaste dos cascos é natural em alguns animais, que chegam a suportar 500 quilos e andam por diferentes tipos de terrenos. Sem a atenção adequada, os problemas podem aparecer. Uma forma de cuidado com o animal é realizar o casqueamento.
A realização do procedimento pode prevenir ou recuperar alguma lesão. O ideal é fazer a manutenção no máximo a cada 45 dias, mas o tempo pode variar conforme o peso e o local onde o cavalo passa a maior parte do tempo.
O casqueamento garante conforto e o bom desempenho do animal, seja no campo ou nas competições de alto nível.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 10/07/2022)
Cascos bem cuidados fazem toda a diferença para os cavalos
Ao longo do ano, o clima vai mudando e as diferentes condições de temperatura e umidade podem afetar diretamente a saúde dos cascos.
Danilo Gabrilaitis, ferrador, explica que inicia o processo cortando o excesso do casco. A ferradura é colocada em uma temperatura que passa dos 400 graus, para ajustar os detalhes e ter o encaixe perfeito. Assim podendo finalizar com a cauterização
Esse procedimento impede a entrada de bactérias e fungos. Se o trabalho não for feito de forma correta, o animal pode ter lesões nos tendões, ligamentos e nas articulações.