Casal do interior de SP idealiza projeto ‘Banho Solidário’ e leva higiene para pessoas em situação de rua | Bauru e Marília


Um casal de Bauru (SP) realiza há quase 3 anos um projeto solidário e voluntário para fornecer banho quente, doação de roupas, kits de higiene, cuidados de higiene pessoal e lanches para moradores em situação de rua no município.

O projeto chamado “Banho Solidário” já existe em outras cidades espalhadas pelo Brasil, mas, no centro-oeste paulista chegou em maio de 2019. O ponto de encontro para a realização do banho é na antiga estação ferroviária, que fica na Praça Machado de Melo, toda a quinta-feira às 18h.

Voluntários em Bauru (SP) proporcionam banhos para moradores em situação de rua

Voluntários em Bauru (SP) proporcionam banhos para moradores em situação de rua

Um dos responsáveis por esse trabalho na é Michel Messias Roda, ao lado da esposa Ana Claúdia Rosa e a cunhada Ana Paula, que construíram o trailer na própria casa. Juntas, as irmãs preparam em média 120 lanches por semana.

“O primeiro dia foi bem desafiador. A gente não tinha ideia do que a gente ia encontrar. A gente não sabia o que ia acontecer, se ia aparecer pessoas para tomar banho e, de repente, a gente estava numa multidão de gente. Demos 22 banhos no primeiro dia e foi uma emoção imensa”, relembra Ana Cláudia.
‘Banho Voluntário’ ajuda na higiene pessoal da população de rua de Bauru  — Foto: Jornal Nacional /Reprodução

‘Banho Voluntário’ ajuda na higiene pessoal da população de rua de Bauru — Foto: Jornal Nacional /Reprodução

O casal começou atendendo, em média, 20 pessoas e hoje, são mais de 40. Adan Carlos Ursulino de Paula vive nas ruas há três anos e conta que já ficou vários dias sem tomar banho. No “Banho Solidário”, além de poder se lavar, ganhou corte de cabelo e barba.

“O que eles fazem tem um coração, não tem explicação para falar nada para eles. Se eu começar a falar, vou começar até a chorar, amigo”, define Adan.

Para quem quiser colaborar com a iniciativa do casal doações podem ser feitas, principalmente de alimentos e peças de roupa. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no perfil do Banho Solidário no Facebook.

Grupo de voluntários dão exemplo de solidariedade com ações para moradores em situação de rua — Foto: Jornal Nacional /Reprodução

Grupo de voluntários dão exemplo de solidariedade com ações para moradores em situação de rua — Foto: Jornal Nacional /Reprodução

VÍDEOS: Assista às reportagens da região

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.



Fonte: G1


13/02/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2023 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...