Apaixonado por viagens e histórias, um casal bauruense decidiu ir em busca de um sonho em comum: conhecer o mundo. O que para muitos pode parecer um hobby, para os moradores de Bauru (SP) a viagem se apresentou como uma grande oportunidade de construir um novo negócio.
O projeto, intitulado Project Around, nasceu do fascínio dos seus fundadores pelas histórias inspiradoras que estão por trás das diferentes culturas espalhadas pelo mundo. O objetivo é abordar essas vivências e o estilo de vida das comunidades.
A união de suas especialidades – o jornalismo e a gastronomia – vai resultar na produção de vídeos, textos, podcasts, entre outros formatos, com intuito de levar ao público um novo olhar sobre o mundo.
A bordo de um carro Land Rover Defender, de 1997, Arthur NG e Angélica Mortari devem percorrer as estradas a partir desta terça-feira (5), acompanhados pela pequena Maguie, uma poodle toy, guiados pelas histórias que encontrarem no caminho.
De Bauru, casal segue rumo a Ushuaia com objetivo de buscar histórias inspiradoras que estão por trás da cultura — Foto: Arthur NG/Arquivo pessoal
De Bauru, o casal segue rumo a Ushuaia, cidade no extremo sul da Argentina, e, em seguida avança ao norte, com destino às frias regiões canadenses. A segunda etapa desta aventura explora as estradas europeias, asiáticas e africanas.
Ao g1, o jornalista Arthur, de 31 anos, contou que familiares e amigos serão os maiores protagonistas da saudade, mas ressaltou que não há nada que prenda o casal na cidade natal. Inclusive, esta jornada seguirá sem prazos de chegada ou partida.
“Não temos uma data para voltar, nem um cronograma fixo para seguir. Onde houver histórias para contar e fatos para cobrir é para lá que vamos seguir. Achamos que pode durar até cinco anos”, ressaltou.
Arthur e a esposa gastrônoma, Angélica, planejaram o sonho da viagem ao redor do mundo por cerca de dois anos — Foto: Arthur NG/Arquivo pessoal
Arthur e a esposa gastrônoma, Angélica, de 36 anos, planejaram o sonho por cerca de dois anos. Entre os principais desafios que encontraram até então está o carro adaptado para também ser uma casa. Para ir a outros continentes, Arthur explicou que eles devem colocar o carro em um contêiner para, assim, continuarem a trajetória.
“Nunca tínhamos entrado em um carro adaptado para ser casa. No meio da pandemia, os preços variavam para compra, foi difícil achar fornecedor, não sabíamos muito bem como fazer. A montagem foi nosso principal desafio. Tem muita coisa que queríamos que fosse diferente, mas vamos contornar. Tudo é aprendizado. Estamos saindo da nossa zona de conforto conscientes que os primeiros três meses vão ser mais difíceis”, explica.
Arthur também contou ao g1 que o plano passou a se tornar real a partir do momento em que começou a falar em voz alta que sairia pelo mundo em uma viagem sem muitos planos, como uma forma de, propriamente, se convencer e “alimentar” a coragem.
“Conseguir enxergar um mundo diferente, a partir do ponto de vista de quem vive nele, para além dos filtros que temos na internet”. É assim que Arthur definiu a expectativa para a aventura. Patagônia, Chile, América Central e Peru são alguns dos locais que eles mais desejam conhecer.
A vontade de encontrar histórias e pessoas reais é a maior guia do casal. O Project Around é um portal multimídia que conta com duas principais formas de conteúdo: o Fork Around e o Thur Pelo Mundo. Por meio deles, os “mochileiros” podem criar um diário de bordo.
“Queremos compartilhar histórias reais, de pessoas reais. Mais do que mostrar a beleza de uma montanha, queremos falar de como esta montanha afeta a vida de quem mora ao seu redor”, afirma o jornalista.
A bordo de um carro Land Rover Defender, de 1997, o casal de Bauru deve percorrer as estradas pelo mundo — Foto: Reprodução/Instagram
Os diferentes pratos e ritos das refeições serão pautas para o Fork Around. O seguimento gastronômico do projeto tem como objetivo resgatar a importância da cozinha afetiva na construção dos elos identitários presentes nas sociedades globais.
Junto à chefe de cozinha Angélica, o público terá a oportunidade de explorar os diferentes sabores e costumes, com vídeos, entrevistas e receitas locais, adaptadas aos ingredientes brasileiros.
Inspirado pela sua experiência na produção do podcast, Arthur planeja ir além dos tradicionais roteiros turísticos e cartões postais. Com reportagens e entrevistas em texto e vídeo para o Thur Pelo Mundo, o aventureiro trará as histórias inspiradoras e fatos marcantes que moldaram as diferentes nações.
Ambos os projetos oferecerem conteúdos gratuitos para o público e exclusivos para membros.
*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku