O município é o primeiro do centro-oeste paulista a receber a Caravana 20 anos da TV TEM, projeto que comemora as duas décadas da emissora. Conheça mais sobre a cidade de 169 anos. Caravana 20 anos TV TEM: Jaú tem perfil econômico baseado na força da população
Os pouco mais de 153 mil habitantes de Jaú (SP) se orgulham do passado e do presente da cidade de 169 anos de história. O município, primeiro do centro-oeste paulista a receber a Caravana 20 anos da TV TEM, projeto que comemora as duas décadas da emissora, se consolidou como polo industrial, comercial e de serviços, além de referência no combate ao câncer.
Além de Jaú, Potirendaba (região de Rio Retro) e Tatuí (região de Itapetininga) recebem nesta sexta-feira (6) a visita da TV TEM.
No polo calçadista, Jaú é considerada a ‘capital nacional do calçado feminino’. Segundo estimativa do sindicato do setor, a cidade tem cerca de 300 fábricas, que empregam 4,3 mil funcionários. A mercadoria produzida no centro-oeste paulista abastece o mercado interno e externo.
Atualmente, Jaú disputa espaço no setor com outras regiões do estado, e também com os estados de Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Entre as centenas de empresas, uma das mais antigas tem 75 anos. A produção é de 650 pares por dia e comandada por Priscila Ferracini, terceira geração da família à frente dos negócios.
Apesar da pandemia ter impactado o setor, em um dos centros comerciais voltados à venda de calçados, cerca de 100 lojas ainda permanecem de portas abertas. Mesmo com o número de lojas reduzido, o local ainda é procurado por moradores da região e turistas de todo o país.
Mas nada orgulha mais o jauense do que o Hospital Amaral Carvalho (HAC), referência na América Latina em tratamento oncológico e em transplantes de medula óssea.
A história do Hospital Amaral Carvalho teve início há 100 anos, com a doação de um terreno pelo casal Domingos Pereira de Carvalho e Anna Marcelina Campanhã de Carvalho, e o início da construção da Maternidade do Jahu.
Em 1954, foram ampliadas as atividades da maternidade, que passou a ser também hospital geral com a denominação Maternidade de Jahu e Hospital Dr. Amaral Carvalho. Na década de 70, o local se tornou a primeira entidade hospitalar do interior do estado de SP especializada em câncer.
De acordo com os dados do DATASUS, atualmente, o HAC é um dos melhores e maiores hospitais públicos do país. A unidade consegue realizar, em média, 1 milhão de procedimentos anualmente e mais de 70 mil pacientes oncológicos, 80% dos quais pelo SUS.
O Hospital ainda conta com uma grande área científica, mantendo mais de 12 programas de residência médica voltados à formação de especialistas em oncologia.
Além de servir e auxiliar a cidade de Jaú, o HAC ainda atende a demanda de 11 hospitais, de 13 cidades, na região central do estado.
Unidades de atendimento na cidade de Bauru, Lins e Lençóis Paulista, e as quatro casas de apoio destinadas a pacientes e acompanhantes, com a prestação gratuita de mais de 60 mil diárias.
Mas, afinal, Jaú ou Jahu? A professora Águeda Maria Campanhã conta que o nome da cidade surgiu por conta do peixe Jaú, muito comum na região, e explica a diferença na grafia entre as palavras.
Jaú também é terra do Comandante João Ribeiro de Barros, um dos pioneiros da aviação e que hoje dá nome a uma das principais rodovias do estado de SP. Entre tradição e inovação, Jaú mostra ser uma terra pulsante sempre em transformação.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Fonte: G1
06/01/2023 – Rádio Cidade FM