A Câmara de Vereadores de Jaú (SP) aprovou nesta segunda-feira (21) o Projeto de Lei de autoria do Executivo que concede auxílio moradia temporário às famílias atingidas pelas enchentes no final de janeiro. Na ocasião, a região foi atingida por fortes chuvas que deixaram um morador morto após ter a casa inundada pelas águas e outro desaparecido depois de ser arrastado pela enxurrada.
O projeto foi aprovado em votação única e agora vai para a sanção do prefeito Ivan Cassaro (PSD). Apenas o vereador Tito Coló Neto (PSDB) se absteve da votação.
A aprovação do PL aconteceu após a Justiça de Jaú, na última sexta-feira (18), dar prazo de 72 horas para a prefeitura se manifestar sobre a concessão do benefício às vítimas das enchentes, em análise de uma ação civil pública proposta um dia antes pela Defensoria Pública cobrando a criação de programas habitacionais de emergência.
Temporal no fim de janeiro causou enchentes com o transbordamento do Rio Jaú — Foto: TV TEM /Reprodução
Pelo projeto, cada família que comprovadamente teve o imóvel atingido pelas enchentes do fim de janeiro terá direito a um auxílio moradia emergencial de R$ 850 por mês. O benefício tem caráter temporário por seis meses, prorrogável pelo mesmo período.
O cadastramento das famílias beneficiadas será feito pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Terão direito famílias com renda de um salário mínimo per capita que tenha o imóvel total ou parcialmente destruído pelas enchentes, que esteja com problemas estruturais graves ou esteja em área de risco.
Enxurrada chegou na altura das janelas dos imóveis em Jaú — Foto: Paulo César Grange/ Jaú Mais
De acordo com informações da Defesa Civil, cerca de 500 famílias tiveram suas casas atingidas pelas enchentes ocorridas entre o final de janeiro e o início de fevereiro em Jaú.
Muitas dessas famílias tiveram que desocupar suas residências por causa do risco de novas inundações ou da impossibilidade de lá permanecer enquanto não providenciados reparos e limpezas necessárias.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.