Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente (SP) realizará neste sábado (23) uma testagem gratuita das hepatites virais B e C, das 8h às 12h, no Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, no Centro.
No local, próximo à agência bancária do Santander, haverá uma tenda com a oferta de testes gratuitos das hepatites B e C, que são as principais hepatites. A ação é realizada pelo Programa Municipal DST/Aids de Prudente, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Prudente.
De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids, a psicóloga Gláucia Tavares de Brito, a ação faz parte da campanha contra as hepatites, para que a testagem possa atingir o público, com o foco maior na população com mais de 40 anos.
Segundo ela, serão ofertados testes rápidos, cujos resultados ficam prontos em até 30 minutos. Na tenda também serão fornecidas orientações a respeito da doença.
A coordenadora do Programa DST/Aids explicou que a hepatite é um problema sério de saúde pública e que pode ser tratado. “A hepatite é uma doença silenciosa, que quando apresenta sintomas está num estágio avançado. Por isso, a importância destes testes, pelo menos uma vez ao ano”, ressalta a coordenadora.
Quem não conseguir realizar o teste rápido poderá procurar o Ambulatório Médico Municipal, especificamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
O Serviço fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, nº 2357. Mais informações (18) 3221-1366. Horário de Atendimento para testagem HIV – 8h às 10h e das 13h às 15h. Não é preciso agendar.
O Dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Essa doença pode se manifestar de diversas formas na população. Saber como se proteger, como identificar os sintomas e quando buscar tratamento é fundamental.
Conforme informações do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.
Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão.
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.