A forte chuva deste domingo (13) provocou estragos no centro-oeste paulista, entre eles o rompimento do balneário de Quatá (SP), provocando o esvaziamento de água do local.
Imagens feitas pela equipe de reportagem da TV TEM nesta manhã mostram a situação do local, que fica evidente o dano quando comparado com fotos de arquivo da área. O nível da água é quase inexistente e o que restou após o rompimento foi muita lama (compare acima).
Balneário se rompe após chuva intensa em Quatá; tempestade causou estragos na cidade
A Prefeitura de Quatá enviou nesta segunda-feira (14) equipes para contabilizar e amenizar os estragos decorrentes do excesso de chuvas.
No ponto da barragem que se rompeu foi aberta uma cratera. Além de alambrados arrancados, e árvores derrubadas, a força da água também destruiu tablados utilizados para pesca e como atracadouro.
Imagens aéreas também mostram como ficou vazio o reservatório do lago do balneário após o rompimento da barragem. (Assista abaixo)
Imagens aéreas mostram como a represa do balneário de Quatá ficou após rompimento
A região do balneário, que fica distante cerca de 18 quilômetros do centro, teve a energia desligada. Em 2015 foi registrada situação parecida, houve um rompimento da barragem, mas não total como desta vez.
Momento que a água vazou de balneário em Quatá (SP) após rompimento — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Apesar dos estragos, o prefeito de Quatá, Marcelo Pécchio (PSD), afirma que não há vítimas. “Nós já pedimos suporte do governo do estado. Já falei com o vice-governador, Rodrigo Garcia, e com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.”
Estrutura próxima da margem ficou destruída — Foto: Fábio Modesto/TV Tem
O g1 questionou a Secretaria de Desenvolvimento Regional sobre como o governo paulista pode auxiliar o município em relação aos estragos, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. Além do balneário, ao menos duas pontes foram interditadas. Uma delas foi totalmente destruída pela água.
Após chuva intensa, Balneário Municipal de Quatá (SP) se rompeu — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Além disso, estradas rurais estão bastante afetadas pela erosão. De acordo com a Casa da Lavoura de Quatá, choveu 212 milímetros em três horas durante a madrugada de sábado.
Alguns bairros rurais estão isolados, com alunos impedidos de chegar até as escolas nesta segunda-feira. Um mapeamento aéreo foi encomendado pela Prefeitura.
Balneário de Quatá ficou sem água após rompimento por causa da chuva — Foto: TV TEM/Reprodução
Após chuva intensa, Balneário Municipal de Quatá (SP) rompeu — Foto: Defesa Civil/Divulgação
As fortes chuvas da madrugada de sábado para domingo deixaram um trecho da rodovia vereador josé berto, que liga Paraguaçu Paulista a Borá, parcialmente interditado.
Por conta da força da chuva, a tubulação de passagem de água que fica próximo ao bairro do campinho se rompeu, causando deslizamento do acostamento.
O local está sinalizado e os motoristas precisam redobrar os cuidados e diminuir a velocidade. A prefeitura informou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já foi acionado para avaliar a situação e providenciar os reparos.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.