O Centro de Educação Ambiental Rio Batalha, mantido pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru (SP), retomou suas atividades nesta semana, após um período de dois anos fechado por conta da pandemia.
A reabertura do espaço, localizado em uma área de cerca de 220 m², na divisa com Piratininga (SP) e próximo à lagoa de captação do Rio Batalha, acontece como celebração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Batalha, ambos comemorados em 22 de março.
A reabertura aconteceu na última quarta-feira (16) e o cronograma de atividades educativas prevê receber apenas neste mês quase 600 estudantes.
O Centro de Educação Ambiental foi implantado pela autarquia em 2004 com objetivo de apresentar noções básicas a respeito do meio ambiente, situação atual dos recursos hídricos e a necessidade do uso consciente da água.
Centro Ambiental do DAE fica próximo à lagoa de captação do Rio Batalha — Foto: DAE/Divulgação
Durante as visitas, os alunos participam de uma palestra ministrada por um técnico ambiental do DAE que fala sobre a importância da preservação da mata ciliar, das bacias hidrográficas e do Rio Batalha para a cidade.
A visita continua com caminhada por uma trilha composta por várias plantas e espécies nativas até a Lagoa Captação, onde os estudantes podem conhecer a Casa das Bombas e como funcionam as etapas do tratamento, reservação e distribuição da água para Bauru.
As visitas podem ser agendadas por escolas, grupos ou individuais através do site do DAE, ou pelo telefone (14) 99887-1634 (com Vicente).