Após dois anos de paralisação por conta da pandemia, evento centenário com banda nas ruas volta a ser realizado em Bocaina | Bauru e Marília


Após dois anos sem as tradicionais visitas, em razão do período da pandemia, em 2022, a “Alvorada do Dia do Trabalhador” de Bocaina (SP) será realizada com uma programação especial e a visita em alguns pontos da cidade. A edição ocorre neste domingo (1º), a partir das 6h.

O evento centenário mantém acesa a chama dos fundadores italianos da cidade. Desde 1888, a Banda Carlos Gomes sempre saiu às ruas ainda na madrugada de todo feriado de 1º de maio para promover as marchas.

O Lar Vicentino, o bairro Cecap e o Vitório Marangoni são alguns pontos da cidade que serão visitados durante a “Alvorada”. No último, os participantes da banda, a maioria com mais de 60 anos de idade, são recepcionados com um café da manhã.

Maestro da banda, Deusdedtes Rebouças da Palma Neto, em ensaio com os músicos — Foto: Deusdedtes Rebouças da Palma Neto/Arquivo Pessoal

Maestro da banda, Deusdedtes Rebouças da Palma Neto, em ensaio com os músicos — Foto: Deusdedtes Rebouças da Palma Neto/Arquivo Pessoal

Ao g1, o maestro da banda, Deusdedtes Rebouças da Palma Neto, de 39 anos, explicou que já atua como integrante na banda há três anos, ou seja, desde 2019. Porém, em 2020 e em 2021, a tradicional “Alvorada” não pôde ser feita em virtude Das restrições da pandemia.

Por isso, estar de volta, segundo o maestro, é gratificante. “Sentimos bastante falta de poder tocar, primeiro porque a ‘Alvorada’ abre as comemorações do aniversário da cidade, o que é um marco para nós”, lembra.

Evento centenário com banda nas ruas é realizado após dois anos paralisado

Evento centenário com banda nas ruas é realizado após dois anos paralisado

Desde pequenos, os moradores de Bocaina escutam os musicistas pelas ruas da cidade. A tradição nasceu antes mesmo de se erguer o município. Isso porque, a banda já existe há 133 anos, e a cidade há 130.

“Foi um susto para os moradores não terem a gente tocando nos anos de pandemia. É uma tradição que passa de geração em geração. A banda foi montada na época do café, então tem um estilo de música diferente, com partituras diferentes, até amareladas. E são exatamente essas músicas que a população gosta de escutar. Para mim, é um orgulho fazer parte”, declarou.

Última apresentação realizada pela Banda Carlos Gomes em bairro de Bocaina  — Foto: Deusdedtes Rebouças da Palma Neto/Arquivo pessoal

Última apresentação realizada pela Banda Carlos Gomes em bairro de Bocaina — Foto: Deusdedtes Rebouças da Palma Neto/Arquivo pessoal

A banda possui atualmente apenas dois músicos. Por isso, segundo Deusdedtes, passa por uma reestruturação, em busca de novos integrantes, até o limite máximo, que chega a cerca de 15 músicos.

“A primeira vitória da reestruturação foi um CNPJ para a banda. Estamos nesse processo há três anos e esse ano conseguimos um registro. A nossa banda não recebe auxílio da prefeitura, por isso essa reestruturação está caminhando devagar”, comenta.

  • 6h: Igreja Matriz
  • 6h40: Câmara Municipal
  • 7h20: Vila Mariana
  • 8h: Cecap
  • 8h40: Asilo
  • 9h20: Vitório Marangoni
  • 10h: Nova Bocaina
  • 10h20: Panificadora Roganti

A “Alvorada do Dia do Trabalhador” marca o começo das comemorações dos 131 anos de Bocaina. A programação de eventos ocorre durante todo o mês de maio, com mostra de ginástica olímpica e passeio ciclístico (veja abaixo).

  • 14 de maio: Jogos Copa Juventude
  • 18 de maio, às 8h: Soltura de Alevinos
  • 19 de maio, das 8h às 16h: Procon Móvel; às 14h: Mostra de ginástica olímpica no Ginásio Irmãos Angotti
  • 21 de maio, às 8h: Passeio ciclístico
  • 22 de maio, às 8h: Feira da Saúde; às 11: Feira beneficente na Apae; às 17h: Missa em Ação de Graças pelos 131 anos
  • 23 de maio, às 9h: Desfile Cívico; às 21: Show de aniversário na Praça da rodoviária
  • 27 de maio, às 20h: Final da Copa Futsal 2022
  • 28 de maio, às 20h: Apresentação da Banca Marcial Municipal Marta Nigro no Bosque Municipal
Pandemia de coronavírus muda tradição centenária em Bocaina (SP)

Pandemia de coronavírus muda tradição centenária em Bocaina (SP)

Em 2020, os músicos não puderam entoar suas marchas caminhando pelas ruas por conta da pandemia de coronavírus e das medidas de isolamento social.

Para não ser interrompida, a “Alvorada” de Bocaina foi realizada de uma forma bem diferente: ao invés da banda na rua, um motociclista com uma caixa de som percorreu os bairros da cidade para tocar o repertório de marchas com canções brasileiras e italianas (veja no vídeo acima).

A tradição do café da manhã oferecido pelos moradores aos músicos também não aconteceu. Mesmo alterada, a homenagem trazida por imigrantes italianos à cidade de pouco mais de 12 mil habitantes foi transmitida.

Em foto de 2016, músicos da Banda Carlos Gomes durante apresentação pelas ruas de Bocaina — Foto: Prefeitura de Bocaina/Divulgação

Em foto de 2016, músicos da Banda Carlos Gomes durante apresentação pelas ruas de Bocaina — Foto: Prefeitura de Bocaina/Divulgação

VÍDEOS: reveja as reportagens dos telejornais da TV TEM



Fonte: G1


30/04/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2023 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...