A partir deste mês, a adesão à Tarifa Social de Energia Elétrica será feita de forma automática. Na região de Presidente Prudente (SP), há 31.301 clientes que já são beneficiados.
Os dados são da Energisa, concessionária que atua em 28 municípios do Oeste Paulista e já tinha aderido à inclusão automática em 2019. Esse benefício é para famílias de baixa renda foi regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no mês passado.
Anteriormente, o cliente precisava fazer a inscrição no CadÚnico, do Ministério do Desenvolvimento Social, e depois ir até um posto de atendimento da concessionária de energia elétrica para solicitar a inscrição na Tarifa Social de Energisa Elétrica. Agora, tudo fica mais fácil: o cliente continua precisando fazer a inscrição e atualização dos dados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), mas não precisa ir até a concessionária.
As empresas distribuidoras de energia farão o cruzamento dos dados enviados pelo ministério com o banco de dados de clientes, identificando, assim, aqueles que atendem aos requisitos e têm direito ao benefício para fazer o cadastro automaticamente.
Clientes que não estejam cadastrados em programas sociais do governo ou no CadÚnico e atendam aos requisitos para a Tarifa Social devem procurar o Cras para fazer o cadastro. É fundamental ter o Número de Identificação Social (NIS).
De acordo com a Aneel, os critérios para a concessão de benefícios não tiveram mudanças. Dessa forma, podem receber a Tarifa Social de Energia Elétrica:
A tarifa traz descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas, sendo:
Acima dos 220 kWh/mês o custo da energia é similar ao dos consumidores que não recebem o benefício.
Ainda segundo a Aneel, ninguém terá o cadastro cancelado com a nova regra. A agência esclareceu que deixará de receber o benefício quem deixar de atender aos critérios previstos na lei ou não fizer as atualizações cadastrais do Ministério da Economia.
O CadÚnico e o NIS têm de ser renovados a cada dois anos ou perdem a validade. Importante: apesar da inscrição automática passar a ser obrigatória, se o cliente desejar, ele pode solicitar pessoalmente o benefício em uma agência de atendimento.
Os municípios atendidos pela Energisa no Oeste Paulista são: