
Segundo a Prefeitura, dois pontos da antiga galeria serão fechados novamente, mas de maneira diferente.
Ao mesmo tempo, a nova galeria será revisada para analisar se houve o desprendimento de algum trecho. Em caso de necessidade, o reparo também será providenciado.
“Será feita uma parede de concreto por dentro do tubo e depois será realizada a aplicação de concreto na galeria antiga também, para que não ocorra este problema novamente”, explicou a secretaria municipal de Planejamento, Lívia Josué.
O Poder Executivo informou que assim que os problemas nas galerias forem corrigidos, será feito o aterramento para que o Departamento de Água e Esgoto (DAE) faça os reparos necessários na rede.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/1/x/teTq1jQLuROcMQvQ6VOQ/20220117-105323.jpg)
Empresa iniciou obra definitiva em galeria da Avenida do Estado — Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau
Será feito ainda um reforço para compactação do solo, com o objetivo de impedir a formação de novas crateras na via.
“São medidas de reforço, com um cuidado ainda maior, para que situações como aquela não se repitam”, afirmou a secretária.
Conforme a Prefeitura, os trabalhos seguirão ao longo dos próximos dias, sem previsão para término. No entanto, a secretaria de Planejamento informou que será um trabalho de poucos dias. Em caso de chuva, as obras serão interrompidas.
As secretarias municipais de Saneamento Básico, Obras e Planejamento monitoram o local diariamente e estão atentas aos próximos passos da obra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/q/H/1kUwQnRwijbmCkEQSAKQ/20220117-111307.jpg)
Empresa iniciou obra definitiva em galeria da Avenida do Estado — Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau
No dia 12 de janeiro, uma forte chuva em um curto espaço de tempo atingiu Presidente Venceslau e causou a abertura de uma cratera na Avenida do Estado.
No dia seguinte, a Prefeitura iniciou uma obra emergencial no local. Na última sexta-feira (14), o buraco foi tapado após o DAE realizar o desvio da rede para que a empresa responsável pela obra pudesse providenciar a manutenção da galeria.
A via recebeu recentemente a construção de uma nova galeria, com o objetivo de fazer com que o fluxo de águas das chuvas seja desviado e passe por baixo da rua, possibilitando o fechamento do fluxo na rede de uma antiga galeria que passa por baixo de imóveis.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/y/P/f1MwkYQzK5LoAOABToxg/toninho-1.jpg)
Cratera se abriu em trecho da Avenida do Estado, no Parque São Jorge, em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Toninho Moré
A Prefeitura informou que também foi colocada uma nova tubulação de PVC no local com a finalidade de melhorar a rede de água e esgoto no bairro.
Os serviços no local foram realizados após a constatação de um problema na avenida, verificado no dia 1º de julho de 2021, após a abertura de uma cratera em uma residência localizada no trecho.
O g1 mostrou o problema na casa da aposentada Josefa Elza de Menezes. A idosa descobriu uma cratera de cerca de 2 metros de diâmetro e 2,5 metros de profundidade no chão da cozinha.
Os trabalhos de resolução de problema de erosão em imóveis foram desenvolvidos em conjunto pelas secretarias de Planejamento, Obras e Departamento de Água e Esgoto (DAE) com recursos próprios, em um valor de R$ 148.064,87.








